quarta-feira, 2 de maio de 2012

                                  Internet com educação – Riscos jurídicos

                  Cenário Atual:
            Escutamos por diversas vezes chamadinha de nossos pais como: “não fale com estranhos”, “não pegue carona com estranhos” “não aceite bala de estranhos”, mas não escutamos que não devemos pegar carona em comunidades de estranhos” ou não abrir email de estranhos… a verdade é que nossos exemplos devem ser atualizados de acordo com o cenário atual, caso contrário, corremos o risco de não sermos ouvidos.
            O fato é que se as escolas, educadores e pais dessa garotada, não assumirem um papel de orientar, mas de forma continuada, afinal educação acontece durante toda a vida, acreditem, teremos no futuro sérios problemas. Portanto, as vezes me pergunto, onde está a ética das pessoas? Temos sim que ser exemplos, não me refiro aos educadores, neste sentido, mas a todas as pessoas, sejam de que profissão for. O pai deve dar um bom exemplo para o filho e não achar bonito o filho publicar fotos na internet, de coleguinhas da escola.
            Responsabilidade Legal:
             Sentindo-se ofendido, o professor ingressou em juízo com ação de indenização de danos morais contra os responsáveis pelos adolescentes participantes da comunidade. Na ação, J. sustenta que os filhos dos réus criaram uma comunidade no “site” de relacionamentos “Orkut”, satirizando sua imagem. Aduz que a iniciativa dos menores via “Internet” afronta sua imagem como professor perante os demais alunos e colegas de trabalho, bem como perante a sociedade, causando-lhe constrangimentos de ordem moral. Salienta que todos os filhos dos réus, com exceção de dois, responderam medida sócio-educativa que reconheceu a conduta dos menores como análoga aos crimes de difamação e injúria.

7 comentários:

  1. Prezada Flávia,
    Como já era de se esperar, você expôs uma realidade que poucos percebem como algo do nosso dia-a-dia: a importância do diálogo eficaz entre pais e filhos. Geralmente a maioria das pessoas só percebe essa importância quando acontece algo ruim ou fora do esperado! Parabéns pela exposição do texto.

    ResponderExcluir
  2. É, as grande rede, com suas redes sociais, abrem uma janela, antes não prevista, que ainda não foi acessada pelos mais antigos. Os nativos digitais entram pela janela, pelas frestas, pelas portas entre-abertas, mas os estrangeiros digitais, em muitos casos, mal conhecem a porta da frente. Situação difícil. Talvez com mais alguns anos, a situação mude de figura, pois à medida que as novas gerações representarem a maioria da população, com o conhecimento destas novas ferramentas e tecnologias, idealizamos utopicamente, uma diálogo mais igual entre pais e filhos.

    ResponderExcluir
  3. a internet é um grande perigo que abrigamos em nova vida tanot no trbalho dentro de casa por isso como vc mesma disse precisaa orientaçao das pessoas experientes pra conduzir e aproveitar d eumameniara bemsaudavel a internet.

    ResponderExcluir
  4. Bela postagem, se realmente não fizessemos muita coisa vindas de estranhos, se ouvissimos mais nossos pais e amigos (de verdade) muita coisa seria diferente, um abraço e parabéns...

    ResponderExcluir
  5. concerteza os riscos que corremos com essas imformações que nos é dado algumas vezes com perigos vizualizados na internet corremos os riscos de nos expor sem nem uma culpa,que tomamos mais cuidado com essas postagens mal interpretadas.

    ResponderExcluir
  6. gean silva disse...

    Parabéns seu trabalho é muito bom, mais as temos que citar que muitas das vezes a internet suga toda infancia das crianças, jovens e o que era para ser um mundo de princadeira, correr, pular, brincar... vira um mundo de inatividade infantil. parabéns...

    ResponderExcluir
  7. OS riscos juridicos apesar de não termos uma visão preocupante , devemos ter cuidadado com certos abisurdos ...

    ResponderExcluir